Golden Fibra Lda.

Estação elevatória

A Estação elevatória tipo Golden Fibra é um equipamento indispensável por exemplo numa estação de tratamento de água residual, que alem de servir de equalização do caudal regula o mesmo de modo a que possa ser o mais homogéneo possível. A Estação elevatória  é uma infraestrutura dotada de bombas hidráulicas que elevam e aumentam a pressão do liquido num sistema de captação ou distribuição da água limpa ou residual. Na estação elevatória o efluente deve estar filtrado e peneirado antes de ser elevado, o que pode ser feito com uma caixa de separação de sólidos ou um tamisador.

A Estação elevatória pode ser aplicada em diversas situações tais como, preparação da água para entrar no tratamento de águas residuais, decantadores, filtros e desinfecção. As Estações Elevatórias, também chamadas Poços de Bombeamento, são utilizadas para a elevação de efluentes provenientes de zonas de drenagem abaixo da cota da rede principal.

As Estações elevatórias permitem ultrapassar as dificuldades de topografia do terreno, tornando possível a ligação de colectores de drenagem com perfis diferentes a um colector central. As estações elevatórias tipo Golden fibra são usualmente compostas por, Câmara de bombeamento com grupos elevatórios em reserva activa; válvulas com seccionadores; válvulas anti-retorno; Quadro eléctrico de comando, bóias de nível para controle de alarme e tanque.

A Estação Elevatória ou Poço de Bombeamento da Golden Fibra destinam-se ao bombeamento e elevação de águas residuais, ou pluviais. As Estações Elevatórias da Golden Fibra podem ser fabricadas em Tubo Corrogado ou em Fibra de Vidro-PRFV com os reservatórios e grupos de bombagem mediante cada projecto.

A Estação elevatória da Golden Fibra tem várias aplicações , entre outras permite o abastecimento de água e transporte por bombagem (elevação), para locais situados a altitudes superiores ou cuja rede de abastecimento tem uma pressão insuficiente. As Estações Elevatórias são instaladas, normalmente junto a um reservatório ou à rede de abastecimento.